Textos de Trabalhos e Pôsteres
 

GT 08 - Formação de Professores

PARADIGMAS, SABERES E PRÁTICAS: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ALVES, Wanderson Ferreira - UEG

COMPREENDENDO A INVESTIGAÇÃO NARRATIVA DE AÇÕES ESCOLARES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ARAGÃO, Rosália M. R. de – PPGE-UMESP

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
AZEVEDO, Ana Lúcia de Faria

NOVOS ESPAÇOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas -UNESP-Assis (FUNDUNESP)

Um olhar sobre a formação continuada de professores em escolas organizadas no regime de ensino em ciclo(s)
BERNADO, Elisangela da Silva - PUC-Rio (CNPq)

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROJETO ESCOLA CABANA: AVANÇOS E EQUÍVOCOS DE UM PROCESSO CENTRADO NA ESCOLA
BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes – UFPA (CAPES)

EDUCAÇÃO E NOVAS EXIGÊNCIAS PROFISSIONAIS: Novas exigências à prática docente e constituição da identidade profissional de educadores de 1ª à 4ª série
BRAGAGNOLO, Regina Ingrid – UFSC
LUNA, Iúri Novaes – UFSC – UNISUL (FUNCITEC-SC)

PEDAGOGIA DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES DO MST
FOERSTE, Erineu - UFES (PRONERA/Ação Educativa)

FORMANDO PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GOMES, Heloisa Maria - PUC/SP

PRÁTICA DOCENTE, MODELOS DE ENSINO E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CONTRADIÇÕES, RESISTÊNCIAS E RUPTURAS
GRIGOLI, Josefa A.G. - UCDB
TEIXEIRA, Leny R. M. UCDB
LIMA, Cláudia M. UCDB

ALFABETIZAÇÃO: IMAGINÁRIO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS DE PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira - UDESC

A PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO
JORDÃO, Rosana dos Santos – FEUSP (FAPESP)

O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DO PROFESSOR
MOYZÉS, Márcia Helena Ferreira – UFU
MOTA, Maria Veranilda Soares – UFU

ESTUDO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES(AS) DO ENSINO MÉDIO NO CONTEXTO DAS REFORMAS CURRICULARES
NÚÑEZ, Isauro Beltrán – UFRN (CNPq)

DIALOGIA DIGITAL: EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS À FORMAÇÃO DE EDUCADORES, EM AMBIENTES TELEMÁTICOS.
OLIVEIRA, Lucila Maria Pesce de – PUC/SP

FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL: IDENTIFICANDO DIFICULDADES E DESAFIOS
REGO, Maria Carmem Freire Diógenes – NEI/UFRN
PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida – DEPED/UFRN

Que sentido tem a pesquisa para professoras pesquisadoras?
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos – CPII – UERJ – UFF

A UNIVERSIDADE E A FORMAÇÀO CONTINUADA DE PROFESSORES: Dialogando SOBRE A AUTONOMIA PROFISSIONAL.
SANTOS, Sonia Regina Mendes dos - UERJ

Como os professores utilizam os novos livros didáticos de alfabetização avaliados com as maiores menções pelo PNLD
SILVA, Ceris S. Ribas da – UFMG

A ELABORAÇÃO CONCEITUAL NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: MODOS DE MEDIAÇÃO DO FORMADOR
SILVA, Lenice Heloisa de Arruda - UFMS
SCHNETZLER, Roseli P. – UNIMEP

FALE COM ELA (S)
SOBREIRA, Henrique Garcia - UERJ/FEBF (CNPq/FAPERJ)

A práxis dos professores e as relações de etnia na escola.
VIANA, Verônica Rodrigues - UNICAMP

Pôsteres

PÀNTA REÎ: O QUE O DEVIR DA OBRA DE PICASSO ENSINA AO PROFESSOR
BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu - Uniube/UFG

O BANCO MUNDIAL E O FINANCIAMENTO DO PROGRAMA MAGISTER DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
BRITO, Vera Lúcia Ferreira Alves - PUC-MINAS
FERREIRA, Eveline Andrade - PUC-MINAS (CAPES)

A PRÁTICA DE ENSINO COMO ESPAÇO/PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR: A REALIDADE DA UFRRJ
CUPOLILO, Amparo Villa – UFRRJ

OS LUGARES E OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
FORSTER, Mari Margarete dos Santos, UNISINOS
SOUZA, Carmem Lisiane Escouto, UFRGS (CNPq/FAPERGS/UNISINOS)

FORMAR PROFESSORES: PARA QUE? PARA QUEM?
MELO, Geovana Ferreira – UFU/UFG
DOMINGUES, Maria Hermínia M. S. – UFG

O INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL: PROBLEMATIZANDO ESTA RELAÇÃO
ROCHA, Gisele Antunes – UFSCar