GT
08 - Formação de Professores
PARADIGMAS,
SABERES E PRÁTICAS: UMA ANÁLISE NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO
EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ALVES, Wanderson Ferreira - UEG
COMPREENDENDO
A INVESTIGAÇÃO NARRATIVA DE AÇÕES ESCOLARES
DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
ARAGÃO, Rosália M. R. de – PPGE-UMESP
RELATOS
DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES
AZEVEDO, Ana Lúcia de Faria
NOVOS
ESPAÇOS FORMATIVOS DE PROFESSORES E PRÁTICA DOCENTE
BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas -UNESP-Assis (FUNDUNESP)
Um
olhar sobre a formação continuada de professores em escolas
organizadas no regime de ensino em ciclo(s)
BERNADO, Elisangela da Silva - PUC-Rio (CNPq)
FORMAÇÃO
CONTINUADA DE PROFESSORES NO PROJETO ESCOLA CABANA: AVANÇOS E EQUÍVOCOS
DE UM PROCESSO CENTRADO NA ESCOLA
BERTOLO, Sônia de Jesus Nunes – UFPA (CAPES)
EDUCAÇÃO
E NOVAS EXIGÊNCIAS PROFISSIONAIS: Novas exigências à
prática docente e constituição da identidade profissional
de educadores de 1ª à 4ª série
BRAGAGNOLO, Regina Ingrid – UFSC
LUNA, Iúri Novaes – UFSC – UNISUL (FUNCITEC-SC)
PEDAGOGIA
DA TERRA: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES
DO MST
FOERSTE, Erineu - UFES (PRONERA/Ação Educativa)
FORMANDO
PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GOMES, Heloisa Maria - PUC/SP
PRÁTICA
DOCENTE, MODELOS DE ENSINO E PROCESSOS DE FORMAÇÃO: CONTRADIÇÕES,
RESISTÊNCIAS E RUPTURAS
GRIGOLI, Josefa A.G. - UCDB
TEIXEIRA, Leny R. M. UCDB
LIMA, Cláudia M. UCDB
ALFABETIZAÇÃO:
IMAGINÁRIO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS
DE PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
HOELLER, Solange Aparecida de Oliveira - UDESC
A
PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:
ELEMENTOS PARA A REFLEXÃO
JORDÃO, Rosana dos Santos – FEUSP (FAPESP)
O
DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA CORPORAL DO PROFESSOR
MOYZÉS, Márcia Helena Ferreira – UFU
MOTA, Maria Veranilda Soares – UFU
ESTUDO
DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES(AS) DO ENSINO MÉDIO
NO CONTEXTO DAS REFORMAS CURRICULARES
NÚÑEZ, Isauro Beltrán – UFRN (CNPq)
DIALOGIA
DIGITAL: EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS À FORMAÇÃO DE
EDUCADORES, EM AMBIENTES TELEMÁTICOS.
OLIVEIRA, Lucila Maria Pesce de – PUC/SP
FORMAÇÃO
DO EDUCADOR INFANTIL: IDENTIFICANDO DIFICULDADES E DESAFIOS
REGO, Maria Carmem Freire Diógenes – NEI/UFRN
PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida – DEPED/UFRN
Que
sentido tem a pesquisa para professoras pesquisadoras?
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos – CPII – UERJ – UFF
A
UNIVERSIDADE E A FORMAÇÀO CONTINUADA DE PROFESSORES: Dialogando
SOBRE A AUTONOMIA PROFISSIONAL.
SANTOS, Sonia Regina Mendes dos - UERJ
Como
os professores utilizam os novos livros didáticos de alfabetização
avaliados com as maiores menções pelo PNLD
SILVA, Ceris S. Ribas da – UFMG
A
ELABORAÇÃO CONCEITUAL NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: MODOS DE MEDIAÇÃO
DO FORMADOR
SILVA, Lenice Heloisa de Arruda - UFMS
SCHNETZLER, Roseli P. – UNIMEP
FALE
COM ELA (S)
SOBREIRA, Henrique Garcia - UERJ/FEBF (CNPq/FAPERJ)
A
práxis dos professores e as relações de etnia na
escola.
VIANA, Verônica Rodrigues - UNICAMP
Pôsteres
PÀNTA
REÎ: O QUE O DEVIR DA OBRA DE PICASSO ENSINA AO PROFESSOR
BERNARDES, Sueli Teresinha de Abreu - Uniube/UFG
O
BANCO MUNDIAL E O FINANCIAMENTO DO PROGRAMA MAGISTER DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES
BRITO, Vera Lúcia Ferreira Alves - PUC-MINAS
FERREIRA, Eveline Andrade - PUC-MINAS (CAPES)
A
PRÁTICA DE ENSINO COMO ESPAÇO/PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO EDUCADOR: A REALIDADE DA UFRRJ
CUPOLILO, Amparo Villa – UFRRJ
OS
LUGARES E OS SENTIDOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
FORSTER, Mari Margarete dos Santos, UNISINOS
SOUZA, Carmem Lisiane Escouto, UFRGS (CNPq/FAPERGS/UNISINOS)
FORMAR
PROFESSORES: PARA QUE? PARA QUEM?
MELO, Geovana Ferreira – UFU/UFG
DOMINGUES, Maria Hermínia M. S. – UFG
O
INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE E A FORMAÇÃO INICIAL:
PROBLEMATIZANDO ESTA RELAÇÃO
ROCHA, Gisele Antunes – UFSCar |