GT
10 - Alfabetização, Leitura e Escrita
PRÁTICAS
UNIVERSITÁRIAS DE LEITURA E ESCRITA DE FUTUROS PROFESSORES
ANDRADE, Ludmila Thomé de - FE- UFRJ (FUJB)
Entre
o singular e o plural: relação com o saber e leitura nos
primeiros anos de escolarização
ESPÍNDOLA, Ana Lucia – UFMS (CAPES)
ARGUMENTANDO
NA ESCOLA: O REAL E O IMAGINÁRIO NA INTERLOCUÇÃO
ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
LEAL, Telma Ferraz – UFPE
INTERAÇÕES
NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA: o trabalho com projetos
no primeiro ciclo
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes – UFMG
MORTIMER, Eduardo Fleury – UFMG (CNPQ/CAPES)
INTERAÇÃO,
LETRAMENTO, METODOLOGIA DE PROJETOS - A MEDIAÇÃO NOS EVENTOS
DE LETRAMENTO EM BIBLIOTECAS E SALAS DE LEITURA
MARTINS, Aracy - FAE/UFMG (Subprojeto CNPq)
A
ADOÇÃO DO MÉTODO INVERSO NA COMPREENSÃO DA
LINGUAGEM ESCRITA
MARTINS, Maria Sílvia Cintra – UFSCAR
A
REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E A SUPERAÇÃO DAS
DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
MILLER, Stela - UNESP – Campus de Marília
APRENDIZAGENS
DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA APÓS A FORMAÇÃO
INICIAL
MONTEIRO, Hilda Maria - UFSCar/SMEC (CAPES)
LITERATURA
INFANTIL E ESCOLA: O PAPEL DAS MEDIAÇÕES
OSWALD, Maria Luiza – UERJ
SILVA, Andreia Attanazio - UERJ (CNPq - PIBIC/UERJ)
A
dimensão formadora da universidade na construção
do habitus da leitura e da escrita
PAVÃO, Andréa PUC-Rio/UERJ (CNPq)
PONTUAÇÃO
E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES
ESCRITAS DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA
SILVA, Alexsandro da - UFPE
ALTERAÇÃO
DE LEITURA E ESCRITA - O DIÁLOGO ENTRE A CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA
E A ESCOLA.
SIQUEIRA, Cinthia Lucia de Oliveira – UNIMEP (CAPES)
A
ESCOLARIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO
TRINDADE, Iole Maria Faviero – UFRGS (CNPq; PROPESQ/UFRGS)
Pôsteres
A
DIMENSÃO FORMADORA DAS PRÁTICAS EM ESCRITA DE PROFESSORES
CÔCO, Valdete – UFF
(CON)FUSÕES
ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA
E NUMA ESCOLA PARTICULAR.
FILGUEIRAS, Karina Fideles - FaE-UFMG |