Textos de Trabalhos e Pôsteres
 

GT 10 - Alfabetização, Leitura e Escrita

PRÁTICAS UNIVERSITÁRIAS DE LEITURA E ESCRITA DE FUTUROS PROFESSORES
ANDRADE, Ludmila Thomé de - FE- UFRJ (FUJB)

Entre o singular e o plural: relação com o saber e leitura nos primeiros anos de escolarização
ESPÍNDOLA, Ana Lucia – UFMS (CAPES)

ARGUMENTANDO NA ESCOLA: O REAL E O IMAGINÁRIO NA INTERLOCUÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES
LEAL, Telma Ferraz – UFPE

INTERAÇÕES NAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA: o trabalho com projetos no primeiro ciclo
MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes – UFMG
MORTIMER, Eduardo Fleury – UFMG (CNPQ/CAPES)

INTERAÇÃO, LETRAMENTO, METODOLOGIA DE PROJETOS - A MEDIAÇÃO NOS EVENTOS DE LETRAMENTO EM BIBLIOTECAS E SALAS DE LEITURA
MARTINS, Aracy - FAE/UFMG (Subprojeto CNPq)

A ADOÇÃO DO MÉTODO INVERSO NA COMPREENSÃO DA LINGUAGEM ESCRITA
MARTINS, Maria Sílvia Cintra – UFSCAR

A REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA E A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA
MILLER, Stela - UNESP – Campus de Marília

APRENDIZAGENS DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA APÓS A FORMAÇÃO INICIAL
MONTEIRO, Hilda Maria - UFSCar/SMEC (CAPES)

LITERATURA INFANTIL E ESCOLA: O PAPEL DAS MEDIAÇÕES
OSWALD, Maria Luiza – UERJ
SILVA, Andreia Attanazio - UERJ (CNPq - PIBIC/UERJ)

A dimensão formadora da universidade na construção do habitus da leitura e da escrita
PAVÃO, Andréa PUC-Rio/UERJ (CNPq)

PONTUAÇÃO E GÊNEROS TEXTUAIS: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA
SILVA, Alexsandro da - UFPE

ALTERAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA - O DIÁLOGO ENTRE A CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA E A ESCOLA.
SIQUEIRA, Cinthia Lucia de Oliveira – UNIMEP (CAPES)

A ESCOLARIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO
TRINDADE, Iole Maria Faviero – UFRGS (CNPq; PROPESQ/UFRGS)

Pôsteres

A DIMENSÃO FORMADORA DAS PRÁTICAS EM ESCRITA DE PROFESSORES
CÔCO, Valdete – UFF

(CON)FUSÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NUMA ESCOLA PÚBLICA E NUMA ESCOLA PARTICULAR.
FILGUEIRAS, Karina Fideles - FaE-UFMG