Textos de Trabalhos e Pôsteres
 

GT 20 - Psicologia da Educação

A pesquisa sobre a atividade pedagógica: contribuições da teoria da atividade
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira– IPUSP (Fapesp)

A TENSÃO EU/OUTRO: NO SUJEITO, NA MEMÓRIA
BRAGA, Elizabeth dos Santos – USF

O CONSTRUTIVISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM CASO DE DESCONSTRUÇÃO
CHAKUR, Cilene Ribeiro de Sá Leite - UNESP
SILVA, Rita de Cássia da - UNESP
MASSABNI, Vânia Galindo - UNESP

A RELAÇÃO PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE MORAL
DANI, Lúcia Salete Celich – UFSM

AVALIAÇÃO DINÂMICA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA E COMPLEMENTAR DE AVALIAÇÃO COGNITIVA EM CRIANÇAS COM INDICAÇÃO DE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
DIAS, Tatiane Lebre – UFES/UNEMAT
ENUMO, Sônia Regina Fiorim – UFES (CNPq; FACITEC/PMV)

O QUE PENSAM OS ALFABETIZADORES SOBRE A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA?
MACHADO, Laêda Bezerra – UFPE

A ESCOLARIZAÇÃO E AS NORMAS: PRODUÇÃO DE SENTIDOS E PROCESSOS DE APROPRIAÇÃO
NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta - FE – UNICAMP

CRIANÇAS OPERATÓRIO – CONCRETAS EM INTERAÇÃO COM O COMPUTADOR: UM ESTUDO À LUZ DE CATEGORIA PIAGETIANAS
OLIVEIRA, Eloiza da Silva Gomes - UERJ

Psicanálise e Educação: do vazio da determinação como propulsor da produção de sentidos
RICKES, Simone Moschen – FACED/UFRGS

Espetáculos infantis: “o Outro me vê, logo existo”.
ROURE, Glacy Queirós de – UCG

INJUSTIÇAS NO COTIDIANO ESCOLAR.
SHIMIZU, Alessandra de Morais - UESP
CORDEIRO, Ana Paula - UNESP (CAPES)

ESTUDO PSICOSSOCIAL DA ESCOLA
SOUZA, Clarilza Prado de - PUCSP/FCC
MARCONDES, Anamérica Prado – PUCSP
ANDRADE, Daniela B.S. Freire - PUCSP
SANTOS, Risomar Alves dos - PUCSP
STANGHERLIM, Roberta - PUCSP
ENS, Romilda Teodora - PUCSP
ACOSTA, Sandra Ferreira - PUCSP
BÔAS, Lucia Santiso Villas - PUCSP
CESANA, Marina Ranieri - PUCSP
MUSIS, Carlo Ralph de - PUCSP
MICHELS, Lísia Regina Ferreira - PUCSP
OLIVEIRA, Eliana - PUCSP
BORJA, Amélia de - PUCSP
TERZI, Cleide do Amaral - PUCSP
DOMARCO, Elisângela - PUCSP
CARVALHO, Marcel Ercolin PUCSP
ANDRADE, Roberta Rotta M. de - PUCSP
MORGADO, Tânia Regina de B.P. - PUCSP
MACHADO, Simone Aparecida - PUCSP
DER, Carolina Simões - PUCSP
GARCIA, Rita Elvira - PUCSP
KOWALSKI, Ivone Sanches - PUCSP

A INTERAÇÃO NA ESCOLA E SEUS SIGNIFICADOS E SENTIDOS NA FORMAÇÃO DE VALORES: UM ESTUDO SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR
SOUZA, Vera Lucia Trevisan de - PUCSP (CAPES)

Pôsteres

TRABALHO DOCENTE E SUAS IMPLICAÇÕES COM AS PRÁTICAS PSICOLÓGICAS.
ROCHA, Marisa Lopes da - UERJ
BESSA, Valéria da Hora - UFRJ
OLIVEIRA, Alexandre dos Anjos de - UERJ (FAPERJ)

O LÚDICO NA RELAÇÃO ENSINO APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS: RESIGNIFICANDO A MOTIVAÇÃO
SILVA, Alcina Maria Testa Braz da - UNIVERSO

UM OLHAR PARA A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE HENRI WALLON A PARTIR DO ESTUDO DO LIVRO “L`ENFANT TURBULENT: ETUDE SUR RETARDS E LES ANOMALIES DU DÉVELOPMENT MOTEUR ET MENTAL”
SILVA, Angélica do Rocio Carvalho - PUC-SP /UNIFEOB
DOURADO, Ione C. - PUC-SP
SCAVAZZA, Maria Cristina – PUC-SP
MONTEIRO, Mário Destro - PUC-SP